Um Líder age sempre como um Líder

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Existem determinadas ações que realizamos, diariamente, desde o nosso nascimento e continuaremos executando-as até o dia do nosso último suspiro. Podemos citar, por exemplo, respirar, alimentar, dormir, acordar, dentre outras que, sempre, farão parte da nossa vida, tanto quanto as ações emocionais dirão se o seu perfil é ou não de um líder.

Em determinado momento, seja por escolha ou por eleição de um determinado grupo, você pode ser eleito líder. Somos designados a conduzir uma determinada equipe e, obrigatoriamente, entregar determinados resultados.

Não interprete mal a palavra “obrigatoriamente”, mas a função vital de um líder é bater metas. Existem outras incumbências de grande importância, mas atingir um ou mais resultados é, invariavelmente, a sua essência.

matematica_financeira

Voltando às ações diárias….

Quando assumir o papel a sua rotina passa a ser composta de novas tarefas, que até então não existiam. A partir de agora não tem escolha. Você deverá executar ações inerentes à sua nova posição, diariamente.

E ainda existem consequências decorrentes de um desempenho mediano. Lembrando que o desempenho abaixo do esperado pelas organizações é decorrente da não execução das rotinas que, obrigatoriamente, deverão ocupar o dia a dia de toda e qualquer Liderança.

Relembrando: é impossível viver sem respirar, alimentar e dormir, mas um verdadeiro líder não vive sem aplicar uma boa dose de criatividade no desempenho das suas funções.

Acompanhar a evolução dos seus indicadores de performance, também, é uma rotina diária que sustentará as decisões que têm como foco o alcance de metas já acordadas com a organização.

Avaliar a equipe de trabalho é uma tarefa que esta, intimamente, ligada ao desempenho do time. As pessoas precisam saber se estão indo bem ou não. Nesse caso o responsável em oferecer feedback, de qualidade, seja positivo ou de construção, é o líder.

Construir relacionamentos sólidos é outra tarefa que, sendo bem executada no dia a dia, auxiliará, de sobremaneira, na manutenção de um clima organizacional agradável além de ser uma boa e saudável ação para conquistar bons resultados.

Diariamente o líder precisa exercer a sábia ação de ouvir. É fundamental que o Líder seja um bom ouvinte. Não é uma tarefa fácil, mas requer treinamento e disciplina. A equipe se sentirá valorizada e ouvir o time, também, dará ao líder o tom do clima de trabalho.

Não menos importante que as demais tarefas diárias citadas anteriormente, assumir responsabilidade é um mantra para qualquer líder e precisa ser sempre. É quase um respirar.

A difícil arte de tomar decisões, também, compõe o rol de tarefas diárias de um líder. Quem não decide, abre espaço para que outros profissionais decidam por ele.

Não podemos deixar de citar que combater o desempenho mediano da equipe é uma tarefa que, invariavelmente, resultará numa melhor performance dos liderados.

Aquele que combate o desempenho mediano, automaticamente executa outra ação essencial para toda e qualquer empresa: exigir alto nível de desempenho dos seus liderados.

Se continuar detalhando as tarefas diárias de um líder, escreverei por mais algumas boas horas e, provavelmente, não conseguirei descrever todas. Mas, a idéia principal não é elencar 100% dessas tarefas, mas sim, enfatizar que exercer uma posição de liderança requer o compromisso e a disciplina de sempre ser líder. De sempre executar as atribuições inerentes ao cargo. E o sempre é sempre mesmo! Diariamente, toda hora, todo minuto.

Enquanto você exercer uma posição de líder, é condição básica agir sempre como líder, e, são as ações executadas no dia a dia que demonstram se será um líder ou não.

André NeryAndré Nery Silva – Recursos Humanos na empresa TRADIMAQ.  Carreira profissional desenvolvida em Recursos Humanos. Técnico em contabilidade pela FUMEC e formado em Ciências Contábeis pela PUC, iniciou sua carreira em RH e formou-se em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo CEFET/MG com MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário UNA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *